fbpx

Radiofrequência para tratamento dos miomas.

radiofrequencia para tratamento dos miomas

 

Neste texto explico o que é a radiofrequência para tratamento dos miomas, como é o procedimento, indicações, contraindicações e o resultado.

 

O que é Radiofrequência para tratamento dos miomas?

Radiofrequência é uma forma de energia para o tratamento dos miomas que promove a destruição dos nódulos, por um aumento controlado da temperatura.

Este tratamento foi aprovado pelo FDA nos EUA para mioma desde 2012, já é aprovado pela ANVISA no Brasil e disponíveis nos principais hospitais de São Paulo, sendo uma tecnologia também usada em diversos outros tipos de tumores, como nódulos hepáticos e de tireoide.

Como é o procedimento de Radiofrequência para tratamento dos miomas?

O procedimento inicia-se com a paciente sedada no centro cirúrgico.

Realizamos uma ultrassonografia transvaginal e na sequência colocada uma agulha guiada pelo ultrassom.

Na ponta da agulha existe uma área ativa de 1 cm, com diversos sensores.

Um gerador de alta tecnologia promove um aumento controlado da temperatura, medindo constantemente a impedância da área tratada.

Após uma pequena área ser tratada o médico vai puxando e modificando a posição da agulha no mioma, até que todo o nódulo seja tratado.

O tempo médio para a realização depende do tamanho dos miomas e do número de miomas que serão tratados, mas em geral dura entre 15 e 40 minutos.

Quais indicações para o tratamento?

Todas as pacientes com miomas que determinam sintomas, principalmente a cólica menstrual, sangramento aumentado e sintomas relacionados a miomas grandes que podem comprimir a bexiga ou o intestino.

Pacientes que desejam um tratamento para preservar a fertilidade.

Mulheres sem desejo reprodutivo, mas que não desejam tirar o útero.

Contraindicações para a radiofrequência

  • Miomas maiores que 8-9 cm
  • Múltiplos miomas que precisam de tratamento. 
  • É comum a mulher apresentar mais de um mioma. Nem todo mioma precisa de tratamento. Se a paciente tiver mais que 4 miomas que precisam de tratamento, talvez seja melhor escolher outro método.
  • Miomas fáceis de serem retirados por histeroscopia.
  • Nódulos uterinos suspeitos para sarcoma.

Sarcomas uterinos e radiofrequência

Sarcomas uterinos são tumores malignos e muito raros.

Antes de qualquer procedimento de radiofrequência, é fundamental a realização de uma ressonância magnética, um exame de ultrassom transvaginal com preparo intestinal, uma histeroscopia e exames de sangue.

Estes exames servem para mapear todos os miomas e avaliar a possibilidade de sarcoma.

Outro aspecto importante destes exames é diagnosticar outras doenças que podem apresentar sintomas semelhantes aos do mioma, como endometriose, adenomiose e pólipo endometrial, pois o tratamento de radiofrequência não cura estas outras doenças, portanto, não seria indicado realizar a radiofrequência.

Quais os resultados deste tratamento?

A taxa de satisfação das pacientes após o procedimento é muito alta.

Após a destruição do mioma, o nódulo para de crescer e ocorre uma diminuição ao redor de 60% no volume, melhorando os sintomas.

A alta hospitalar acontece 3 horas após o procedimento e o retorno a todas as atividades do dia a dia em 48 horas.

Quando comparada com a histerectomia, laparoscopia, miomectomia e embolização é a técnica de melhor recuperação clínica e com as mais baixas taxas de complicações.

A importância de um especialista

É importante que o médico que faça o procedimento tenha profundo conhecimento em ultrassonografia transvaginal, pois todo o procedimento é guiado pelo ultrassom.

Não é só colocar agulha, tem que planejar o procedimento e ter uma boa orientação espacial.

síndrome dos ovários policísticos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre radiofrequência para tratamento dos miomas, agende uma consulta com Dra. Aline Borges.

 

kyleena

Referências bibliográficas

  1. Tratamento de miomas uterinos por ablação térmica por radiofrequência: um estudo de coorte retrospectivo de 10 anos. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25355802/;
  2. Ablação por radiofrequência transvaginal de miomas: técnica, resultados e complicações. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30198831/;
  3. Ablação térmica por radiofrequência para miomas uterinos: resultados clínicos de longo prazo e reintervenções. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28662989/;
  4. Resultados da gravidez após ablação térmica direta do mioma uterino: revisão da literatura. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28109894/;

Tire Todas as
Suas Dúvidas.

Whatsapp
Clique no botão Whatsapp
Clique abaixo para tirar suas dúvidas!