fbpx

Conheça os Diferentes Tipos de Métodos Contraceptivos.

Conheça os Diferentes Tipos de Métodos Contraceptivos

A escolha entre Métodos Contraceptivos é uma decisão importante na vida de uma pessoa, influenciando diretamente a saúde, o planejamento familiar e o seu bem-estar geral. Com uma gama variada de opções disponíveis, entender as diferenças entre cada método é fundamental para tomar uma decisão informada. 

Este artigo tem como objetivo apresentar os diferentes tipos de métodos, destacando suas características principais, vantagens e potenciais desvantagens. Continue a leitura para descobrir qual pode ser a alternativa mais adequada para você !

Um Panorama dos Métodos Contraceptivos

A contracepção pode ser realizada através de diversos métodos, cada um com seu mecanismo de ação, eficácia, conveniência e efeitos colaterais. Esses métodos podem ser classificados em várias categorias, incluindo hormonais, de barreira, intrauterinos, naturais e permanentes. 

Vamos explorar cada categoria em detalhes!

Contraceptivos Hormonais

Os “Métodos Contraceptivos” hormonais são uma das formas mais populares de prevenção da gravidez. Eles funcionam por meio da liberação de hormônios que impedem a ovulação, alteram o muco cervical ou modificam o revestimento uterino. 

Dentre as opções disponíveis, destacam-se:

  • Pílulas Anticoncepcionais: Disponíveis nas versões combinadas (estrogênio e progesterona) e somente de progesterona, são tomadas diariamente.
  • Injeções Contraceptivas: Aplicadas a cada três meses, oferecem uma opção de longa duração sem a necessidade de uso diário.
  • Implantes Subcutâneos: Pequenos bastonetes inseridos sob a pele do braço que liberam hormônios por até três anos.
  • Adesivos Cutâneos: Trocados semanalmente, liberam hormônios através da pele.
  • Anel Vaginal: Inserido na vagina, libera hormônios continuamente por três semanas.

Cada método tem suas vantagens, como alta eficácia e benefícios adicionais como a redução de sintomas da TPM e regulação do ciclo menstrual. No entanto, também podem apresentar desvantagens, como potenciais efeitos colaterais hormonais e a necessidade de lembrar-se de tomar ou trocar o método regularmente.

Dispositivos Intrauterinos (DIUs)

Os DIUs são dispositivos pequenos inseridos no útero para prevenir a gravidez. Existem dois tipos principais:

  • DIU Hormonal: Libera pequenas quantidades de progesterona, tornando o endométrio fino e o muco cervical mais espesso, inibindo a fertilização.
  • DIU de Cobre: Não contém hormônios e sua presença no útero atua como um espermicida, além de prevenir a implantação.

Os DIUs são conhecidos por sua longa duração, eficácia e conveniência, sendo uma excelente opção para quem busca uma solução de longo prazo. 

Entretanto, a inserção pode ser desconfortável para algumas pessoas, e há riscos de deslocamento ou efeitos colaterais específicos, como alterações no padrão de sangramento.

Métodos de Barreira

Métodos de barreira física ou química impedem que o esperma alcance o óvulo. Eles incluem:

  • Preservativos Masculinos e Femininos: Além de prevenir a gravidez, oferecem proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.
  • Diafragma: Copo de silicone inserido na vagina antes da relação sexual para cobrir o colo do útero.
  • Espermicidas: Produtos químicos que matam ou imobilizam o esperma, usados em conjunto com outros métodos de barreira.

Estes métodos contraceptivos são acessíveis e não afetam os hormônios, mas requerem uso correto e consistente a cada relação sexual para manter sua eficácia. Eles são interessantes, na verdade, até mesmo para muitas pessoas que já utilizam outras formas de contracepção, pois os métodos de barreira são os únicos que protegem contra doenças sexualmente transmissíveis.

A escolha de um ou mais dos métodos contraceptivos deve ser feita de forma personalizada, contando com orientação profissional um ginecologista faz avaliações e perguntas estratégicas para determinar o melhor para cada uma.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para agendar uma consulta com a Dra. Aline, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também 

O Impacto dos Hormônios na Saúde Ginecológica

Menopausa e Ginecologia: Orientações para um Período de Transição.

Tire Todas as
Suas Dúvidas.

Whatsapp
Clique no botão Whatsapp
Clique abaixo para tirar suas dúvidas!