Mitos e Verdades sobre a Reprodução Humana

Postado em: 21/12/2023

A Reprodução Humana assistida contempla diferentes tipos de técnicas. Como qualquer área ou assunto, existem diferentes mitos espalhados ao seu respeito.

Hoje vamos conversar sobre alguns desses mitos, trazendo também verdades sobre o tema. Tenha uma boa leitura!

O que é a reprodução assistida?

A reprodução assistida é uma área que contempla diferentes técnicas médicas que visam auxiliar pessoas com dificuldades para conceber naturalmente. Ela tem procedimentos como a fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial e doação de gametas. 

Quais são os mitos e verdades mais comuns sobre reprodução humana assistida?

 A reprodução assistida é um campo que desperta interesse e questionamentos, cercado por mitos e verdades que influenciam a percepção pública. Vamos conversar sobre alguns desses aspectos.

Crenças sobre reprodução humana assistida para homens

A ideia de que a reprodução assistida é apenas uma opção para mulheres é um mito a ser desmistificado. Homens que enfrentam problemas de fertilidade, como baixa contagem de espermatozoides ou qualidade de espermas reduzida, também podem considerar essa área. A técnica varia conforme a causa da infertilidade, e a reprodução assistida também pode ser utilizada por casais homoafetivos.

Crenças sobre idade

Outro mito difundido é o de que a reprodução assistida é uma opção apenas para casais mais velhos. Na verdade, ela pode ser considerada por pessoas de diversas idades. A decisão de buscar ajuda médica nesse contexto deve ser baseada em avaliações individuais e orientação profissional.

Crenças sobre os resultados

Um dos equívocos frequentes é a crença de que a reprodução assistida garante sucesso imediato. Na verdade, o resultado pode variar de um caso para outro, dependendo de vários fatores, e pode ser recomendada a repetição de tentativas. Infelizmente, é importante saber que não há garantias absolutas. 

Crenças sobre o risco de gestações múltiplas

Alguns acreditam erroneamente que a reprodução assistida está ligada apenas à concepção de gêmeos ou múltiplos. Embora o risco de gestações múltiplas possa ser maior com certas técnicas, como a FIV, os avanços na medicina reprodutiva permitiram um maior controle sobre esse aspecto. Protocolos podem ser implementados para minimizar esse risco.

Quais considerações são importantes sobre a reprodução assistida?

Uma verdade a ser considerada é que a reprodução assistida pode ser emocional e financeiramente exigente. O processo muitas vezes envolve várias etapas, exames e procedimentos, de forma que o apoio emocional e o aconselhamento são componentes muito importantes deste percurso.

A “Reprodução Humana Assistida” é uma ferramenta interessante, mas é fundamental separar os mitos da realidade. A educação e a conscientização desempenham papéis cruciais na desconstrução de equívocos, promovendo uma compreensão mais precisa e compassiva desse campo da medicina.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho da Dra. Aline, você pode entrar em contato pelo WhatsApp! Caso queira saber mais sobre o assunto, agende uma consulta.

Leia também:

Candidíase de repetição: melhores tratamentos.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.