DIUs
Postado em: 23/02/2021
Os DIUs são um Dispositivo Intra-Uterino, conhecido como DIU, é um método contraceptivo feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez.
Ele apresenta uma eficácia contraceptiva igual ou superior a 99% e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos.
Tipos de DIUs:
Atualmente, temos três tipos principais de DIU:
O DIU é um método contraceptivo muito seguro, principalmente porque não depende da paciente.
Vemos aumento na procura para a colocação de DIUs nos últimos anos. Nos Estados Unidos em 2002, cerca de 2% das mulheres eram usuárias de DIU, enquanto no período entre 2011 e 2013, observou-se um aumento para 10,3%.
No Brasil, a utilização de DIUs, incluindo multíparas e nulíparas, permanece com taxa próxima a 3%.
Como é o procedimento?
O procedimento para colocação do DIU é simples, dura entre 15 e 20 minutos e pode ser feito no próprio consultório ginecológico.
A colocação do DIU pode ser feita em qualquer período do ciclo menstrual, no entanto é mais recomendado que seja colocado durante a menstruação.
Vantagens e desvantagens do DIU
Vantagens do DIU:
– método eficiente e de longa duração– não há risco de esquecimento – não atrapalha nas relações sexuais – não interfere na fertilidade feminina
Desvantagens DIU:
– menstruações podem ficar mais volumosas no DIU de cobre e de cobre e prata– aumento de cólica menstrual no DIU de cobre e de cobre e prata – Aumento do risco de doença inflamatória pélvica no casos de DST (doenças sexualmente transmissíveis).