fbpx

O Congelamento de Óvulos é seguro? Entenda.

O Congelamento de Óvulos é um procedimento que permite às mulheres preservar seus óvulos por meio da sua coleta e congelamento. Essa é uma opção para mulheres que desejam adiar a gravidez por motivos médicos ou pessoais, ou que estão em tratamentos que podem afetar sua fertilidade.

Hoje vamos conversar sobre esse procedimento, comentando sobre sua segurança. Tenha uma boa leitura.

O que é o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos é um procedimento que envolve a coleta de óvulos de uma mulher e congelação num meio preparado para proteção do óvulo para seu uso no futuro. É uma opção para mulheres que desejam preservar sua fertilidade por motivos médicos ou pessoais.

O procedimento geralmente envolve etapas como:

  • Estimulação ovariana: A mulher toma medicamentos para estimular seus ovários a produzir mais óvulos. Esse processo dura cerca de 10 dias;
  • Coleta de óvulos: Um profissional coleta os óvulos usando uma agulha fina inserida através da vagina. O procedimento é realizado sob sedação ou anestesia leve;
  • Congelamento de óvulos: Os óvulos são congelados em nitrogênio líquido a uma temperatura muito baixa.

Os óvulos congelados podem ser armazenados por anos. Quando a mulher estiver pronta para engravidar, os óvulos podem ser descongelados e fertilizados com espermatozóides selecionados.

O congelamento de óvulos é seguro?

O procedimento de congelamento de óvulos é geralmente considerado seguro. No entanto, existem alguns riscos potenciais a serem considerados.

Riscos relacionados à estimulação ovariana

A estimulação ovariana é o processo de uso de medicamentos para aumentar o número de óvulos que a mulher produz. Embora seja geralmente segura, existem algumas complicações associadas à estimulação ovariana, que podem ser:

  • Cólicas abdominais;
  • Inchaço;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Alterações no humor;
  • Em casos raros, a estimulação ovariana pode causar complicações mais graves, como síndrome de hiperestimulação ovariana (SHO).

Riscos relacionados à coleta de óvulos

A coleta de óvulos é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que envolve a inserção de uma agulha fina através da vagina para aspirar os óvulos dos ovários. Embora seja geralmente segura, existem algumas complicações relacionadas à coleta de óvulos, que podem ser:

  • Dor;
  • Sangramento;
  • Infecção;
  • Em casos raros, a coleta de óvulos pode causar complicações mais graves, como lesão dos órgãos adjacentes.

Riscos relacionados à descongelação e fertilização dos óvulos

O processo de descongelamento e fertilização dos óvulos pode levar a uma redução na quantidade dos óvulos. Atualmente, a técnica de vitrificação permite que os óvulos sofram menos danos no processo de congelamento. Com isso, as chances de sobrevivência do óvulo ao congelamento chegam a 90-95%.

Quais fatores influenciam nas chances de engravidar com congelamento de óvulos?

As perspectivas de engravidar com óvulos congelados da paciente são boas, mas são influenciadas por diferentes fatores, como a idade (da mulher e do parceiro ou doador de espermatozoides), as condições dos óvulos congelados e a técnica de fertilização in vitro (FIV) utilizada.

Em resumo, o “Congelamento de Óvulos” é uma opção segura, mas como qualquer outro procedimento médico, existem riscos associados que devem ser considerados. Essa é uma modalidade interessante para muitas mulheres por diferentes motivos, sendo recomendável que você busque informações e converse com profissionais para tirar suas dúvidas e decidir sobre o procedimento.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho da Dra. Aline, você pode entrar em contato pelo WhatsApp! Caso queira saber mais sobre o assunto, agende uma consulta.

Leia também:

Candidíase de repetição: melhores tratamentos.

Tire Todas as
Suas Dúvidas.

Whatsapp
Clique no botão Whatsapp
Clique abaixo para tirar suas dúvidas!