fbpx

Causas do Espessamento Endometrial.

espessamento endometrial

 

Neste texto explico as causas do espessamento endometrial, sintomas, relação com o câncer e o que fazer diante do diagnóstico.

O que é espessamento endometrial?

Espessamento endometrial é quando a camada interna do útero, chamada endométrio, encontra-se maior (mais espessa) do que o esperado para a fase do ciclo menstrual ou nas mulheres na menopausa, quando for maior que 4 mm.

Este diagnóstico é realizado pelo ultrassom transvaginal e é importante dizer que o exame não consegue fornecer a explicação pela qual o endométrio está maior, apenas que está mais espesso que o habitual.

Quais as causas do espessamento endometrial?

  • Pólipo endometrial
  • Hiperplasia de endométrio
  • Câncer de endométrio
  • Uso de tamoxifeno
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Miomas submucoso
  • Adenomiose

Quais são os sintomas?

o espessamento endometrial pode estar relacionado com sangramento aumentado ou irregular, outras vezes pode ser um achado na ultrassonografia, mas sem dúvida é fundamental a avaliação pode um ginecologista, para determinar que tipo de investigação será necessária.

O que fazer diante de um diagnóstico?

Primeiro é importante dividir as pacientes que menstruam e as pacientes que estão na menopausa

Pacientes que menstruam regularmente e não tem queixa de sangramento aumentado a recomendação e repetir o exame de ultrassom entre o 6º dia e o 12° da do ciclo menstrual.

Se as alterações não estiverem mais presentes, acalmar a paciente e nada mais deverá ser feito.

Pacientes com queixa de sangramento aumentado ou irregular, com espessamento endometrial, deve-se realizar uma histeroscopia diagnóstica e biopsia se necessário, sendo a próxima conduta baseada no resultado do exame

Espessamento endometrial em mulheres na menopausa

Mulheres com sangramento na menopausa e espessamento endometrial definido pela espessura endometrial maior ou igual a 4 mm, é importante realizar a histeroscopia com biópsia, se necessário.

Agora, mulheres na menopausa sem sangramento e com espessamento endometrial, o médico deve considerar dois fatores:

A intensidade do espessamento endometrial  e os fatores de risco para câncer de endométrio. 

Se o endométrio for maior que 10 mm, independentemente de fatores de risco, realizar a investigação.

Espessamento endometrial entre 4 e 10 mm, sem sangramento, avalia-se os fatores de risco, a característica do espessamento endometrial pela ultrassonografia para se definir a necessidade da investigação ou o seguimento clínico.

síndrome dos ovários policísticos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre espessamento endometrial, agende uma consulta com Dra. Aline Borges.

 

kyleena

Referências bibliográficas

  1. Parecer do Comitê ACOG Nº 734 Resumo: O papel da ultrassonografia transvaginal na avaliação do endométrio de mulheres com sangramento pós-menopausa. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29683904/;
  2. Risco de câncer endometrial e hiperplasia endometrial com atipia em mulheres pós-menopáusicas assintomáticas com espessura endometrial ≥11 mm: uma revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30113073/;
  3. Medição da espessura endometrial para detecção de câncer endometrial em mulheres com sangramento pós-menopausa: uma revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20567183/;
  4. Medicalnewstoday;
  5. Hiplerplasia endometrial.

Tire Todas as
Suas Dúvidas.

Whatsapp
Clique no botão Whatsapp
Clique abaixo para tirar suas dúvidas!