Endometriose na Bexiga: Dos Sintomas ao Tratamento
Postado em: 30/01/2025

Endometriose na bexiga
Neste texto, vou explicar sobre a endometriose na bexiga dos sintomas ao tratamento e como realizar o diagnóstico.
Primeiramente, a endometriose na bexiga ocorre quando ela se infiltra na bexiga e acomete o músculo. Se houver aderência de endometriose na parte de fora da bexiga e não invadir o músculo, é aderência e não endometriose na bexiga.
Contudo, a endometriose na bexiga começa por fora, invadindo o músculo que é a camada do meio, formando um nódulo na bexiga. Ela não fica na parte interna da bexiga.
A endometriose na bexiga acomete entre 6 e 10% das mulheres com endometriose profunda.
Quais os sintomas da endometriose na bexiga?
A princípio, os sintomas mais comuns da endometriose na bexiga são:
- Dor para urinar no período menstrual, muito parecida com a infecção urinária.
- Infecção urinária de repetição no período menstrual.
- Aumento da frequência urinária.
- Sangramento na urina, que é menos comum.
Antes de mais nada, temos que destacar que, é comum a endometriose na bexiga estar associada a endometriose profunda em outros locais da pelve e por este motivo, outros sintomas da endometriose estão associados, sendo os principais.
• Sentir dor na relação sexual
• Ter dor para evacuar no período menstrual.
• Diarreia ou constipação.
• Distensão abdominal.
Como realizar o diagnóstico?
Primeiramente, o diagnóstico de endometriose na bexiga pode ser realizado com o ultrassom transvaginal com preparo intestinal ou com a ressonância magnética, sendo a minha preferência o ultrassom pela capacidade de entender as aderências e pelo maior entendimento da paciente sobre a sua doença quando ela acompanha o exame.
A cistoscopia que é um exame que coloca uma câmera na bexiga não enxerga a doença leve e moderada, pois a endometriose não é por dentro como eu já falei. Lesões grandes a cistoscopia enxergará.
Portanto os exames de escolha são o ultrassom e a ressonância.
Como é o tratamento da endometriose na bexiga?
A princípio temos que definir qual a intensidade da dor em determinados pontos do organismo. No consultório aplicamos um questionário onde a paciente irá avaliar a sua dor em uma escala de 0 a 10. Neste questionário avaliamos a qualidade de vida da paciente em relação à endometriose. Assim, podemos entender o quanto a endometriose está atrapalhando a vida da mulher e em simultâneo analisar a eficácia do tratamento. É de extrema importância que a paciente relate todos os sintomas da endometriose na bexiga para o médico possa estudar o melhor tratamento.
Como é o tratamento hormonal para endometriose na bexiga?
Antes mais nada, temos que considerar a mudança do estilo de vida da paciente e unificarmos essa mudança ao tratamento hormonal. Essa é a primeira estratégia de tratamento.
De antemão, é necessário entender que o tratamento hormonal controla os sintomas, mas não irá curar a doença.
Em síntese, caso o tratamento clínico não esteja atingindo os objetivos desejados, ou as lesões estejam aumentando, o tratamento cirúrgico é indicado.
Tratamento cirúrgico para endometriose na bexiga.
Em primeiro lugar, a cirurgia para endometriose na bexiga deve ser realizada por laparoscopia ou cirurgia robótica e na maior parte das vezes é retirada a parte da bexiga acometida pela endometriose.
Caso seja retirado um pedaço da bexiga, a paciente terá de usar uma sonda na bexiga entre 7 e 10 dias. Após esse período a vida volta ao normal.
Dra. Aline Borges
Ginecologista especialista em Reprodução Humana