fbpx

Suplementação.

Procedimento // Suplementação

Suplementação:

Buscamos sempre manter a qualidade de vida e o bem-estar. Para atingir estes objetivos, nós precisamos ter uma alimentação balanceada e adequada.

Para realizar as atividades do nosso dia a dia, é importante que realizar uma dieta equilibrada com uma quantidade adequada e com nutrientes de qualidade.

Os principais responsáveis por nutrir e garantir o bom funcionamento de todo o corpo são macronutrientes e micronutrientes.

Macronutrientes são os carboidratos encontrados em pães, arroz, macarrão e doces; as proteínas encontradas na carne, frango, peixe, leite, derivados do leite e as gorduras encontradas em óleos e castanhas.

Micronutrientes são compostos por vitaminas e minerais, componentes essenciais para exercer as funções fundamentais de diferentes etapas do metabolismo.

Portanto, agora fica fácil entender que na deficiência desses nutrientes, tanto dos micronutrientes quanto dos macronutrientes, será necessário realizar a suplementação alimentar.

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, descreve da seguinte forma: “Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis”. Em cada fase da vida, estamos atentos ao desenvolvimento e as necessidades essenciais para o bem-estar e qualidade de vida. Pensando nisso, a suplementação tem um papel importante e determinante para cada fase:

 

  • Infância: é a principal fase de crescimento e desenvolvimento cognitivo, por isso nutrientes como cálcio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, carboidratos e proteínas assumem papéis importantes.

 

  • Adolescência: também é uma fase importante para o crescimento e maturação de órgãos, portanto nutrientes como ferro, cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, selênio e iodo são os nutrientes mais necessário.

 

  • Adultos e idosos: nestas fases a suplementação continua importante principalmente para os idosos, que podem apresentar perda de massa, função e força muscular (sarcopenia). Por isso, os nutrientes mais importantes são: vitamina D, selênio, zinco e proteínas.

 

suplementação

Agora que você já sabe um pouco sobre a minha especialidade em Nutrologia, agende uma consulta.

Newsletter.