fbpx

Nutrologia e SOP.

Procedimento // Nutrologia e SOP

Nutrologia e SOP

Neste texto descrevo como a Nutrologia e SOP caminham juntos no tratamento desta síndrome. A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma condição hormonal complexa, mais frequente em mulheres em idade reprodutiva, caracterizada por irregularidade menstrual, anovulação crônica, resistência insulínica, hirsutismo e acne.

Qualidade de vida da Mulher

A síndrome do ovário policístico pode afetar muito a qualidade de vida da mulher e, também, levar a infertilidade.

Além das alterações mais conhecidas, a síndrome do ovário policístico também está associada a outras doenças comuns, como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, câncer endometrial e hiperandrogenismo.

Hábitos Alimentares

A mudança dos hábitos alimentares é uma das principais e mais importantes abordagens para o tratamento da SOP. O objetivo é reduzir a resistência à insulina e a disfunção ovulatória.

A associação da SOP com obesidade e resistência à insulina está muito presentes nas pacientes.
A orientação dietética com mudanças do estilo de vida resultando em perda de peso tem impacto significante, sendo que identificamos que redução de aproximadamente 5% a 10% no peso pode aumentar a fertilidade significativamente.
O papel da nutrologia está na diminuição da ingestão de alimentos com alto índice glicêmico e alimentos ricos em gorduras saturadas, diminuindo a inflamação do organismo.
A suplementação de ômega-3, vitamina D, vitamina E, Coenzima Q-10, Mio-Inositol, entre outros suplementos são muito importantes para melhorar a resistência insulínica e os efeitos androgênicos, como acne, hirsutismo e a disfunção ovulatória.

Newsletter.