fbpx

Menstruação Irregular.

Procedimento // Menstruação Irregular

Menstruação Irregular

A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem o mesmo ritmo todos os meses. Muitas vezes este ciclo irregular dificulta a identificação do período fértil.

A menstruação geralmente deve ocorrer num período entre 25 e 35 dias, sendo mais frequente o ciclo menstrual de 28 dias.

É normal que a menstruação seja irregular nos primeiros 2 anos após a primeira menstruação ou nos 2 anos que antecedem a menopausa, pois são momentos de variações hormonais.

Também podemos considerar a menstruação irregular quando observamos alterações no volume menstrual, ausência de menstruação durante o uso de medicações ou de terapias hormonais, na gestação e amamentação, entre outras.

Além disso, o ciclo irregular pode ser causado por outros fatores, desde transtornos alimentares, estresse, excesso de atividade física, doenças ginecológicas ou alterações na produção de hormônios, como em casos de disfunções na glândula tireoide e, também, da glândula adrenal.

Atualmente, sabemos que o estresse e a ansiedade são fatores que podem aumentar a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, o que pode interferir no ciclo menstrual.

Por isso, é muito importante praticar atividades que promovam o relaxamento como a meditação e o yoga, praticar atividade física ao ar livre, tomar chás com propriedades calmantes e relaxantes.

Também devemos usar a alimentação como uma ferramenta terapêutica, com alimentos anti-inflamatórios e ricos em nutrientes como o triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, auxiliando na regulação dos níveis hormonais.

As doenças ginecológicas como endometriose, mioma uterinos, tumores ou síndrome de Asherman, em que se formam fibroses no útero, são doenças que provocam anormalidades no tecido do útero e podem provocar sangramentos fora de época ou mesmo ausência de menstruação.

Newsletter.