fbpx

Cólicas Menstruais.

Procedimento // Cólicas Menstruais

Cólicas Menstruais

Cólicas menstruais pode aparecer cerca de 6 meses a um ano depois da primeira menstruação. As cólicas podem ser irregulares ou podem aparecer em todos os ciclos.


As cólicas podem começar imediatamente antes ou quando o sangramento menstrual começa em cada ciclo. Podem durar entre 1 e 3 dias, algumas vezes podem começar com uma intensidade mais forte que melhora com o passar das horas, ou ainda pode ser intermitente.


As cólicas menstruais podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou intensas. As cólicas intensas podem prejudicar as atividades diárias, frequente em 1 a cada 10 mulheres. Cólicas intensas são mais comuns nos primeiros anos após o início da menstruação e geralmente melhora depois dos 20 anos, ou após a gestação e o parto, chamadas dismenorréia primária.


É muito importante lembrar que cólicas menstruais mais graves são geralmente associadas a condições como endometriose ou adenomiose, chamada com dismenorréia secundária.
Cólicas menstruais são causadas por um mecanismo de liberação de substâncias inflamatórias chamadas prostaglandinas. As prostaglandinas ajudam o útero a contrair e relaxar, sendo este mecanismo fisiológico para a descamação endometrial e sangramento menstrual.
Quando estas substâncias inflamatórias são liberadas em excesso, ocorre uma grande contração uterina e dor.


Podemos tentar reduzir ou aliviar os sintomas dolorosos no período menstrual da seguinte forma:
Calor com bolsa de água quente;
Mudanças na alimentação;
Suplementação;
Alívio do estresse;
Atividade física;
Medicamentos

Newsletter.