fbpx

Especialista em nutrologia.

Especialista em Nutrologia

Ginecologista Especialista em Nutrologia

Neste texto, a Dra Aline Borges especialista em nutrologia, explica o que é nutrologia, quais as principais situações em que os pacientes precisam de uma orientação para prevenção de doenças causadas pela alimentação desequilibrada. 

 

Especialista em Nutrologia

Você já ouviu falar sobre nutrologia? O que faz um especialista em nutrologia?

A nutrologia é uma especialidade médica que entende e trata os possíveis desequilíbrios corporais. Muitas vezes esses desequilíbrios podem ter origem nos alimentos que ingerimos, na ausência de exercícios físicos ou até mesmo no excesso deles, juntamente com todas as nossas experiências emocionais. 

 

O especialista em nutrologia assume um papel importante na redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis. A obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes mellitus e o câncer são as principais causas de morte nos dias de hoje. A Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida desde 1978.

 

O especialista em nutrologia tem uma visão ampla da saúde, semelhante a um clínico geral. Sempre atuando na área de nutrição e relacionando-a com as outras áreas da medicina, podendo se associar com todas as especialidades médicas, como a nutrologia geriátrica, nutrologia neurológica, nutrologia cardíaca, nutrodermatologia, nutrologia em doenças infecto-parasitárias, nutrologia em ginecologia e obstetrícia. 

 

Cada indivíduo é um ser único com necessidades particulares de diferentes nutrientes. A nutrologia entende isso e investiga cada desequilíbrio, seja ele hormonal, alterações de neurotransmissores e também na produção de toxinas. Sendo assim, essas individualidades são as bases da nutrição funcional e da nutrologia. 

 

Por isso, o especialista em nutrologia apresenta estratégias para abordar, prevenir e tratar possíveis alterações no nosso organismo, sempre tendo em mente que o aparecimento desses desequilíbrios e sua intensidade variam entre os pacientes devido à sua identidade genética.

 

Por ser uma área da medicina, a nutrologia consegue avaliar os benefícios e malefícios causados pela ingestão deficiente ou em excesso dos nutrientes em nosso organismo. O especialista em nutrologia tem como foco a avaliação de necessidades orgânicas, sempre visando a manutenção da saúde e promovendo a redução do risco de doenças.

 

Atualmente, vivemos rotinas cada vez mais intensas, com menos tempo para se dedicar a uma alimentação de qualidade. Com isso, os hábitos alimentares podem ser irregulares e desequilibrados, muitas vezes com mais alimentos industrializados. O especialista em nutrologia apresenta ferramentas para auxiliar o paciente a ter uma alimentação saudável e equilibrada, mostrando os melhores caminhos para melhorar sua qualidade de vida, além de ajudar a adaptar a alimentação para o estilo de vida do paciente.

 

Sempre é importante lembrar que a nutrologia tem grande atuação nos indivíduos que praticam atividades físicas. Seja eles atletas de alto rendimento ou amadores, e mesmos os indivíduos que praticam atividade física por necessidades de saúde e bem-estar precisam de suporte alimentar e algumas vezes, também de suplementos para ajudar nos seus objetivos.

 

A nutrologia lida com questões biológicas, patológicas e fisiológicas que estão relacionadas à alimentação, orientando e traçando o caminho para entender as reais necessidades de nossa rotina alimentar. O especialista em nutrologia é responsável por tratar os pacientes que possuam qualquer tipo de questão de saúde relacionada com a alimentação.

 

Especialista em Nutrologia

 

Será que eu preciso de acompanhamento de um especialista em nutrologia?

Os indivíduos que apresentam perda ou ganho de peso constantes e irregulares, sem motivos aparentes, podem procurar o suporte de um especialista em nutrologia para compreender melhor sobre alimentação e ter as orientações adequadas para melhorar o estilo de vida.

 

A nutrologia atua identificando possíveis desequilíbrios na alimentação, nos estados orgânicos ou nos hábitos de vida. Muitas vezes estes desequilíbrios podem estar contribuindo negativamente para o estado nutricional do paciente. 

 

Por isso, objetivo do especialista em nutrologia não é somente proporcionar ganho ou perda de peso, mas entender e identificar o que está acontecendo com organismo do paciente e promover um tratamento individualizado e especializado.

 

Com isso, o acompanhamento nutricional do paciente e a identificação das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao especialista em nutrologia atuar no indivíduo como um todo, com o diagnóstico, prevenção e tratamento global de doenças, contribuindo com excelência na longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

 

O especialista em nutrologia pode auxiliar o paciente para as possíveis mudanças que vão contribuir para a longevidade saudável como na redução da gordura corporal e maior perda de peso, ajudando na aceleração do metabolismo.

 

Também no ganho de massa muscular e melhor desempenho físico, junto com mais disposição para as atividades diárias e melhora no sistema imunológico.

 

Na melhora da qualidade de vida, com melhora na qualidade do sono e memória, juntamente com a melhora da pressão arterial e eliminação de estresse. Também associado a melhora no humor e no cansaço físico e mental.

 

As mulheres apresentam muitos benefícios com a nutrologia pois as mudanças do estilo de vida trazem melhora dos sintomas da menopausa, depressão, TPM, aumento da libido e vigor sexual.

 

A atuação da nutrologia tem diversos benefícios na parte estética, seja na produção de colágeno da pele, atenuando a flacidez e rugas de expressão, como também na revitalização do cabelo e unhas.

 

Especialista em Nutrologia

Como um especialista em nutrologia pode me ajudar?

A nutrologia desempenha diversos papéis para ajudar os pacientes a seguirem no caminho da longevidade saudável e melhora no estilo de vida. 

 

O especialista em nutrologia além de diagnosticar e tratar as doenças nutricionais, que inclui as doenças de maior prevalência nos dias de hoje, como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus, também ajuda a identificar possíveis desequilíbrios alimentares e hábitos de vida, que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente.

 

O especialista em nutrologia tem a função de esclarecer ao paciente possíveis doenças nutricionais que podem ser desde condições mais simples, como deficiência de ferro (anemia ferropriva) e carência de vitaminas, até condições mais complexas, como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre outras.

 

As orientações da nutrologia abrange sobre as características benéficas e maléficas existentes nos alimentos, ajudando assim para as escolhas alimentares do paciente, pensando sempre na sua autonomia e liberdade de fazer suas decisões alimentares. Juntamente com o seu comportamento alimentar, estimulando a melhor distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições.

 

A nutrologia também tem como atuação estimular o paciente nas mudanças de hábitos de vida, além dos hábitos dietéticos, mas também outros hábitos saudáveis que possam contribuir para a prevenção de doenças.

 

Especialista em Nutrologia

 

O especialista em nutrologia também deve enfatizar a necessidade de acompanhamento regular do estado nutricional, que pode ser feito através de uma avaliação nutrológica periódica (check-up) para identificar, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais.

 

A nutrologia também estabelece grandes parcerias com as demais áreas da medicina como endocrinologia, ginecologia, gastroenterologia, cardiologia e medicina esportiva) e também com os demais profissionais da área da saúde como nutricionistas, psicoterapeutas, fisioterapeutas, preparadores físicos, compondo uma equipe multidisciplinar que possa atender melhor às necessidades do paciente.

 

A nutrologia também busca sempre melhorar os alimentos junto com a indústria alimentícia. A intenção é promover a inclusão de alimentos nutricionalmente mais adequados no mercado, juntamente com a fortificação de alimentos com nutrientes de difícil reposição através da dieta, além de poder auxiliar na fabricação de produtos que podem ser usados tanto na prevenção como no tratamento de doenças.


A nutrologia junto com a indústria farmacêutica, continua sempre na busca por avanços terapêuticos, em prol dos benefícios aos pacientes.

 

É inquestionável o papel da nutrição na origem como também na prevenção e cura de diversas doenças. E certamente, o maior propósito da nutrologia é contribuir continuamente com o estudo do papel dos nutrientes em todas as fases da vida em prol de uma longevidade saudável.

Estabelecida a relação entre conhecimento e educação, sabemos que o verbo educar é originário do latim educare e quer dizer “extrair de dentro”. Segundo o filósofo Léon Denis, a “educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas, sim, de se trabalhar as potencialidades interiores do ser a fim de que floresçam”. E florescer, em termos de alimentação, é descobrir o prazer de se alimentar saudavelmente. Esta é a essência da proposta da Nutrologia.

 

Especialista em Nutrologia

Ginecologista Especialista em Nutrologia

Agora que você já sabe um pouco sobre a minha especialidade em Nutrologia, agende uma consulta.

                                                kyleena

Tire Todas as
Suas Dúvidas.