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Emagrecimento saudável.

emagrecimento saudável

 

O primeiro passo e mais importante para o emagrecimento saudável é a reeducação alimentar, aliada às atividades físicas regulares que aumentem o metabolismo, também alimentos que sejam ricos em fibras, pobres em gordura e açúcar e com poucas calorias.

A mudança na alimentação é muito positiva, sendo importante para todo o núcleo familiar, e principalmente para as crianças.

Na infância começamos a criar nossos hábitos que podem perdurar pela vida adulta. Quando temos uma alimentação e hábitos saudáveis desde cedo, temos mais hipóteses de mantê-los na vida adulta. 

É importante que a alimentação seja recomendada por um médico nutrólogo ou nutricionista, que poderá indicar o plano alimentar mais adequado para o objetivo da pessoa segundo a sua taxa metabólica do momento, peso e características corporais.

Emagrecimento saudável e seus benefícios

O emagrecimento saudável vai muito além da redução de medidas e melhora da autoestima, ele traz diversos outros benefícios para nosso corpo.

Sabemos que com o emagrecimento saudável, o nosso organismo tem inúmeros benefícios como melhor qualidade do sono, melhora do estresse, benefícios para a pele e cabelos, redução do inchaço corporal, aumento da imunidade, entre muitos outros. 

Com a alimentação adequada e o emagrecimento saudável, vemos que os exames laboratoriais se modificam positivamente.

Exames como colesterol, triglicerídeos e outros marcadores que podem estar alterados ou no limite superior da normalidade, tendem a se reaproximar dos limites considerados normais.

O emagrecimento saudável também ajuda a evitar o risco do surgimento de doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos, varizes e diabetes, entre outras doenças.

Emagrecimento saudável: por onde começar?

Sempre devemos começar com o auxílio de profissionais especializados, esta etapa é muito importante desde o começo.

O médico nutrólogo realizará uma série de exames clínicos e físicos para avaliar se, além do sobrepeso — ou até mesmo da obesidade — há alguma outra doença associada.

Esta avaliação é imprescindível para realizar uma abordagem mais global, com o paciente sabendo das suas reais condições médicas. 

Após esta avaliação, é possível entender e indicar de forma personalizada, o que cada indivíduo precisa ingerir para emagrecer de forma saudável e sem o risco de ganhar todo o peso perdido novamente.

É também de suma importância no acompanhamento do paciente em sua nova rotina, aconselhando sobre como adotar os hábitos saudáveis no dia a dia e auxiliando nas dúvidas e adaptações.

A atividade física deve ser inserida entre os novos hábitos, sendo de grande importância no processo de emagrecimento.

A prática de exercícios elimina de vez os riscos do sedentarismo, traz mais disposição e concentração, e é de grande valia no processo da perda de gordura e posterior manutenção do peso.

Com disciplina e autocuidado, o emagrecimento saudável se transformará em dias muito mais saborosos, cheios de vitalidade e de saúde física e mental.

Emagrecimento saudável: dicas saudáveis

Os alimentos saudáveis são os grandes aliados para atingir o objetivo de reeducação alimentar e melhorar a qualidade de vida. Aqui estão algumas orientações sobre a alimentação saudável:

  • Alimentos que devemos consumir: carnes magras, peixes, ovos, frutos-do-mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, azeite, legumes, verduras e frutas, como banana, uva, abacate;
  • Alimentos que devemos evitar: açúcar, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, óleo, carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto;
  • Beber muita água durante o dia, pois além de promover a hidratação do corpo, favorece a sensação de saciedade e aumenta a queima de calorias;
  • Beber chás que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuir o apetite e acelerar o metabolismo, como o de limão, gengibre ou chá-verde.

Outras dicas de hábitos saudáveis devem ser incluídas na rotina para conquistar um emagrecimento saudável:

  • Mastigue várias vezes e devagar: ao colocar o alimento na boca devemos sentir bem o gosto e apreciar o que estamos comendo. O processo de digestão começa com as enzimas digestivas na boca. É com a mastigação, que começamos o processo de trituração, digestão e aproveitamos mais os nutrientes e mais satisfeitos ficamos com uma menor quantidade de comida.
  • Sono de qualidade: O sono de qualidade é essencial para quem deseja perder peso e ter uma vida saudável. Durante o sono, ocorre os processos de recuperação muscular (principalmente para quem pratica exercícios) e a liberação de hormônios fundamentais para a queima de calorias.
  • Anote os alimentos consumidos no dia e planeje -se: ao anotar todos os alimentos consumidos durante o dia, temos uma visão ampla de como está nossa alimentação, assim fica mais fácil fazer escolhas saudáveis e modificar hábitos ruins. Realizar o planejamento prévio das refeições também é uma excelente tática, pois seguindo um plano alimentar, diminuímos as hipóteses de comer alimentos pouco saudáveis e pobres em nutrientes.
  • Prefira os alimentos integrais: alimentos integrais são ricos em fibras, ou seja, são alimentos que trazem uma saciedade prolongada ao organismo, além de ajudar no processo de digestão e no trânsito intestinal.

Cuidados que devemos tomar

Devemos ter alguns cuidados para realizar uma reeducação alimentar e emagrecimento saudável:

  • Cuidado com jejuns prolongados, que podem acabar desencadeando a compulsão alimentar;
  • Evite dietas restritivas;

Exercícios Físicos

A atividade física é recomendada para todos no processo de emagrecimento saudável. A prática de atividade física deve ser orientada por um profissional de educação física conforme o nível de treinamento da pessoa. 

Devemos associar os exercícios aeróbicos com os exercícios de musculação para um emagrecimento saudável.

Os exercícios aeróbicos ajudam no processo de emagrecimento por aumentarem a queima de calorias e melhoram a função cardiorrespiratória. Os exercícios mais praticados são a caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta, remo ou natação. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a realização de 150 minutos de exercícios por semana.

A musculação é também muito importante no emagrecimento saudável, pois favorece o ganho de massa muscular. Essa massa muscular é essencial para estimular a aceleração do metabolismo, aumentar a queima de gordura acumulada e garantir o emagrecimento. 

 

Emagrecimento saudável

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