fbpx

Cisto no ovário: como é o tratamento.

especialista em cisto no ovário

 

Neste texto explico os principais tipos de cisto no ovário, como é o tratamento, o que fazer diante desta situação e como diminuir a chance de ter um tumor maligno de ovário.

O que é cisto no ovário?

O cisto no ovário pode não parecer, mas é algo muito comum durante a vida das mulheres o tratamento irá depender do tipo de cisto apresentado pela paciente.

Existem basicamente três tipos de cistos que aparecem nos ovários.

Fisiológicos

Benignos

Malignos

Como são os cistos Fisiológicos?

Os cistos fisiológicos são comuns quando falamos sobre cisto no ovário e aparecem principalmente durante a vida reprodutiva da paciente, ou seja, enquanto ela estiver menstruando e dependendo do diagnóstico, o tratamento será indicado.

Dos cistos fisiológicos, os mais comuns são o cisto folicular e o cisto de corpo lúteo.

Como são os Cistos Foliculares?

Primeiramente, o cisto folicular é uma pequena bola de água simples, causada por uma disfunção no processo de ovulação.

É um cisto simples no ultrassom, que regride espontaneamente em até 6 meses, e dificilmente ultrapassa 6 cm.

Normalmente não determina nenhum sintoma e acaba desaparecendo sozinho, independentemente se você tomar pílula ou qualquer hormônio.

Os hormônios também não aceleram a regressão do cisto.

Pacientes que usam DIU hormonal como o Mirena e o Kyleena apresentam com frequência este tipo de cisto e não devem se preocupar.

Como é o Cisto de Corpo Lúteo?

A princípio, o cisto de corpo lúteo, também é chamado de cisto hemorrágico e acontece no momento da ruptura folicular para ovulação.

Quando a cápsula do folículo rompe para que o óvulo saia de dentro do ovário, alguma artéria da cápsula também rompe, fazendo com que se forme um cisto cujo conteúdo é sangue por isso a palavra hemorrágico.

Esse tipo de cisto normalmente determina sintoma no momento da ovulação. Dor súbita, bem localizada em um dos lados da pelve.

Quando de grandes dimensões ou quando o sangue sai para além do ovário e cai no abdome, a dor pode ser de forte intensidade, levando algumas mulheres ao pronto-socorro.

Como é o tratamento do cisto de Corpo Lúteo?

Em primeiro lugar, o tratamento é feito simplesmente com remédios para o controle da dor, pois o cisto desaparece de maneira rápida.

A cirurgia está somente indicada quando existe uma hemorragia peritoneal, ou seja, na barriga, o que é muito raro.

Os Tumores Benignos

Em relação aos tumores benignos, os três cistos mais comuns são os teratomas, os cistoadenomas e os endometriomas.

O que são Teratomas?

A princípio, teratomas são tumores benignos que contém em seu interior gordura, cabelo, dente, osso, ou seja, diferentes tecidos, pois o teratoma é um tumor de células germinativas e não desaparece espontaneamente, quando de grandes dimensões devem ser retirados, pois aumentam a chance de torcer o ovário.

O que são cistoadenomas?

Os cistoadenomas são tumores benignos que podem atingir grandes dimensões 10, 20, 30 cm.

Portanto, quando um cisto de caraterísticas benignas no exame de ultrassom, não desaparece sozinho e continua crescendo, pensamos em um cistoadenoma.

Nesta situação é indicada uma cirurgia para a retirada do mesmo.

O que é endometrioma?

Os endometriomas representam a forma ovariana da endometriose.

São cistos que contém sangue em seu interior, proveniente dos focos de endometriose.

Geralmente as mulheres têm sintomas relacionados com a endometriose e as indicações do tratamento cirúrgico envolvem as situações relacionadas com a dor da endometriose.

Os tumores malignos.

Em relação aos tumores malignos de ovário, eles não são comuns.

Este tipo de cisto acontece principalmente nas mulheres na menopausa.

Todo cisto com características suspeitas na ultrassonografia deve ser rapidamente avaliado por um especialista o mais rápido possível.

Como evitar os tumores malignos?

Infelizmente não existe maneira de rastreamento efetivo para este tipo de tumor e existem duas maneiras principais para diminuir a sua incidência.

A primeira maneira é o uso de pílula anticoncepcional, diminui câncer de ovário, endometriose e intestino, porém aumento o risco de câncer de mama, já gravei um vídeo sobre esse assunto no canal.

A segunda maneira é a retirada das trompas. Cerca de 70% dos tumores malignos do ovário são provenientes de células das trompas. Por isso, em muitos países ao invés de realizar a laqueadura, que é a ligadura das trompas, o procedimento é a salpingectomia, sendo a retirada das trompas e essa é a maneira mais efetiva para diminuirmos a incidência do câncer de ovário.

síndrome dos ovários policísticos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cisto no ovário, agende uma consulta com Dra. Aline Borges.

 

kyleena

Tire Todas as
Suas Dúvidas.

Whatsapp
Clique no botão Whatsapp
Clique abaixo para tirar suas dúvidas!